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Marketing Multinível: o que você precisa saber sobre esta indústria

Marketing Multinível: o que você precisa saber sobre esta indústria

O Marketing Multinível é uma atividade que permite que pessoas sem nenhuma experiência empresarial e comercial, se tornem empreendedores independentes de empresas, para comprar produtos com descontos, vender produtos com margem de lucro e montar uma equipe, para ganhar percentuais de todo o faturamento oriundo da equipe montada. 

Desta forma, a empresa ganha um alto índice de fidelidade de clientes (por terem se tornados empreendedores) uma vez que a empresa pagará comissões e bônus, pelo trabalho gerado e movimento financeiro da rede.

História do marketing multinível

Os primeiros negócios de MMN reconhecidos nos Estados Unidos foram a Califórnia Vitamin Company (fundada em 1920 e depois renomeada Nutrilite em 1939), e a California Perfume Company (incorporada em 1909 e posteriormente renomeada Avon Products em 1932).

Em 1979, uma decisão histórica envolvendo a Amway ajudou a legitimar a indústria de marketing multinível. A FTC descobriu que a Amway não estava operando como um esquema de pirâmide de acordo com a definição estatutária estrita de uma, mas ordenou que a empresa parasse de enganar seus distribuidores sobre seu potencial de renda.

Em 2016, a FTC cobrou uma multa de US $ 200 milhões contra a Herbalife por enfatizar demais o recrutamento sobre as vendas de produtos. No entanto, a FTC teve o cuidado de evitar chamar a Herbalife de um esquema de pirâmide, que foi visto como uma vitória para a indústria de MMN como um todo.

A Associação de Venda Direta, fundada em 1910, é a associação comercial nacional  para suas empresas-membro. A DSA é composta quase inteiramente por multinacionais de marketing, embora empresas como a Tupperware, que utiliza a venda direta, mas não o marketing multinível, tenham saído em 2013, citando o desejo de se distanciar dos esquemas de pirâmide.

Em 2012, a DSA conseguiu isentar as empresas de marketing multinível dos regulamentos de proteção ao consumidor incluídos na “Regra de Oportunidades de Negócios” da FTC. A decisão é considerada o mais importante sucesso de lobby na história da indústria de MMN.

Como saber se uma empresa é um MMN legítimo

À primeira vista, pode ser muito difícil distinguir se uma empresa é ou não um MMN. Ao conversar com a pessoa que está recrutando você, aqui estão algumas perguntas importantes a serem feitas que podem ajudá-lo a ter uma ideia do tipo de empresa que são:

  1. Qual porcentagem da receita da empresa vem de vendas para consumidores e vendas para empreendedores?
  2. Os distribuidores gastam mais tempo recrutando outros distribuidores ou vendendo o produto?
  3. Quais são as comissões mensais médias para os distribuidores nos 33% inferiores, 33% médios e 33% superiores?
  4. Existe um auto-envio de produtos necessários para se tornar um distribuidor?
  5. Eles estão confortáveis ​​em lhe dar o nome da empresa para a qual trabalham, eles exigem que você os contate através de uma mensagem pessoal / direta em Mídias Sociais?
  6. A empresa possui sede física e registrada no país onde você está sendo contatado?
  7. Existe contrato entre a empresa e o empreendedor, com entrega real de produto ou algum bem real?
  8. Setenta por cento do faturamento da empresa vem das vendas ou do recrutamento de pessoas?

Palavras populares na indústria de marketing multinível

Há uma variedade de termos usados ​​como sinônimos para o marketing multinível, mas muitos deles não se encaixam na definição exata.

  • Venda Direta : Embora os MMNs se concentrem quase exclusivamente na venda direta, este não é um sinônimo exato porque a venda direta é simplesmente o método pelo qual os distribuidores nos MMNs vendem produtos e / ou recrutam novos membros. A venda direta é a ideia de que os vendedores alavancam seus contatos e relacionamentos pessoais, enquanto os vendedores de uma empresa normal costumam trabalhar com pessoas que eles não conhecem pessoalmente.
  • Pool de lucro de varejo (RPP) : Um esquema de investimento frequentemente empregado por golpistas para convencer os investidores a juntar seu dinheiro para obter retornos mais altos. Embora essa metodologia possa ser empregada com sucesso por empresas e profissionais de investimento legítimos, os MMNs geralmente usam isso como uma frente para uma configuração de esquema Ponzi.
  • Programa de Investimento de Alto Rendimento (HYIP) : Um tipo de esquema Ponzi que promete retornos inatingíveis pagando a investidores anteriores o dinheiro de novos investidores. Esses esquemas, como todos os esquemas Ponzi, são modelos insustentáveis ​​a longo prazo.
  • Marketing de rede:  quando os distribuidores de marketing multinível alavancam suas redes pessoais de familiares e amigos para fazer vendas e recrutar novos membros.
  • Esquema de Pirâmide : Um modelo de negócio insustentável (e ilegal) no qual os lucros dos novos membros são pagos aos membros anteriores.

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