• +(011)992413934
  • contato@missaoempreendedora.net.br

Filtros Mentais

Filtros Mentais

FILTROS MENTAIS
 
Nossa mente  trabalha com filtros emocionais  selecionando tudo que vemos e ouvimos ao nosso redor. Esses filtros são ativados por experiências boas ou ruins em nossa vida. Também somos governados pela nossa programação mental estas são informações passadas por nossos familiares.  Quando tomamos um decisão importante ou aceitamos um desafio, normalmente o lado emocional aflora muito mais do que o lado lógico da nossa mente. Isso por que nossos ancestrais pré-históricos eram condicionados a se não  pré-dispor a gastar energia devido a escassez de alimento que na época ocorria com muita frequência. O homem pré-histórico cassava outros animais para se alimentar pertencendo no topo da cadeia alimentar, como até hoje.
Mas havia um problema, em regiões glaciais ou regiões frias a escassez era muito grande para se alimentar e se submetendo a vários dias sem se alimentar. Isso foi  se tornando um hábito por milhares de anos entre os seres humanos na época. E foi um fator genético que foi passando do homem pré-histórico até os dias de hoje. Devido a esse problema o homem pré-histórico tinha medo de morrer por falta de alimento então ele ficava dentro da sua caverna sem gastar energia, justamente para se manter aquecido e para não morrer de fome. Então foi criado um mecanismo de defesa psicológico que nossa mente desenvolveu que nos alerta de algum perigo que possa por a vida em perigo.
Existem vários níveis desse sistema de defesa em nossa mente e com o passar dos anos se tornou os nossos “Filtros Metais”.
Normalmente o ser humano tem a tendência a ser preguiçoso, acomodado e medroso, devido a esse mecanismo de defesa mental. Isso nos dias de hoje é um problema pois o mundo mudou radicalmente, não temos problemas de subexistência como tínhamos na época, logo precisamos atualizar esse “Sistema de Proteção”.
Você deve encarar o mundo de frente, o mundo moderno cheio de desafios. Precisa ajustar o “termômetro” de necessidade, talvez ele esteja ajustado para um nível muito baixo do que você precisa. Nem sempre nossas escolhas ou decisões devem ser ponderadas pela emoção, precisamos desenvolver o lado racional, o lado da razão, razão pela qual estará definindo seu futuro mas produtivo, mas próspero.
Leia também… http://missaoempreendedora.net.br/tag/medos/
Gostou desse tópico, então acompanhe meu trabalho e receba mais informações AQUI
Ou via WhatsApp: (011)99241-3934
Manuel D Oliveira Filho.
MANUELDOLIVEIRAFILHO
MANUELDOLIVEIRAFILHO

Leave a Comment