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A Resistência do Marketing Multinivel no Brasil

A Resistência do Marketing Multinivel no Brasil

Participo de inúmeros grupos relacionados a empreendedorismo, marketing digital e marketing multinível.

Sempre me deparo com críticas, por vezes ásperas, relacionadas ao marketing multinível.

Mesmo estando presente no Brasil há mais de 30 anos, existem pessoas que não acreditam nessa poderosa estratégia de marketing.

Infelizmente parte desse descrédito se deve ao fato de inúmeras empresas terem utilizado o modelo de forma criminosa.

É comum encontrarmos parentes e amigos que foram prejudicados financeiramente por algumas dessas empresas.

Além dessa situação, o fato de não existir uma legislação específica para o setor, gera incertezas e incentiva novas empresas a utilizarem esse modelo sem qualquer critério.

Felizmente temos a ABEVD – Associação Brasileira de Vendas Diretas, que exerce certa função reguladora no mercado, ainda que limitada.

Por não ser um órgão de fiscalização oficial, a ABEVD apenas encaminha para o Ministério Público as denúncias.

Vale ressaltar que a ABEVD não trabalha exclusivamente com empresas do modelo de marketing multinível.

Contudo, uma vez que essas empresas estão inseridas no mercado de vendas diretas, ela se preocupa em orientar tanto consumidores como revendedores (distribuidores).

Se existisse por parte das autoridades públicas, uma fiscalização mais ATIVA, milhares de pessoas não seriam lesadas anualmente por falsas empresas de multinível.

Então, para evitar qualquer tipo de fraudes meu conselho é que você inicie um negócio somente com empresas registradas há mais de 5 (cinco) anos na ABEVD.

Se a empresa participar de outras associações como ABF, ABHIPEC, Associação Comercial ou mesmo ANVISA é um sinal de seu compromisso com a legalidade.

Marketing Multinível uma grande oportunidade

Nos últimos anos a internet se tornou uma grande força para a promoção desse mercado.

Com a tecnologia de acesso cada vez mais facilitada, a velocidade para se promover um novo negócio é imensa.

Nas redes sociais, grupos e sites, centenas de pessoas estão em busca da “grande oportunidade” para transformar suas vidas.

Meu objetivo aqui é promover de forma honesta e responsável esse modelo de negócio.

Então, você deve saber que ao iniciar um novo projeto terá que vencer grandes barreiras como o preconceito e a descrença.

Vamos abaixo ver quais são as principais dificuldades que você irá encontrar no modelo tradicional de trabalho.

Falta de conhecimento

A internet é uma fonte inesgotável de informação, mas precisamos aprender como diferenciar aquelas que são realmente confiáveis.

Ao ser apresentado a uma empresa de marketing multinível não deixe que as emoções falem mais alto.

Mesmo se a pessoa que lhe apresentou o negócio seja seu melhor amigo, peça um tempo para analisar o material, a empresa e as informações sobre o negócio.

Se você nunca ouviu falar em marketing multinível comece sua pesquisa por sites confiáveis como da ABEVD – Associação Brasileira das Empresas de Vendas Diretas.

Pesquise em sites de jornais ou revistas de negócios e veja algumas sugestões em links confiáveis.

Quanto mais informação de qualidade você conseguir encontrar mais seguro estará para tomar sua decisão.

Também pesquise sobre como o trabalho é feito no dia a dia e quais dificuldades você irá encontrar em relação a tempo.

Organizar e participar de reuniões de apresentação, semanais ou diárias, irão consumir boa parte dele então prepare-se.

Veja se realmente está disposto a iniciar o trabalho com esse modelo de negócio, muitas pessoas desistem pois não entendem como o trabalho será desenvolvido.

A grande maioria se impressiona somente com as oportunidades de ganho e não fazem um planejamento de trabalho sério para desenvolver seu negócio de forma produtiva.

Experiência frustrante

É natural encontrarmos pessoas, amigos e parentes que de alguma forma se frustraram com o marketing multinível.

Infelizmente eles não são a melhor fonte de informação ou motivação para quem deseja começar um novo projeto.

Claro, que a experiência deles é importante e deve ser levada em consideração no momento da análise da proposta e oportunidade.

Mas, para algumas pessoas é mais fácil transferir a culpa de seu fracasso para a empresa ou patrocinador do que assumi-la.

O fato de não terem tido sucesso no negócio, não significa que acontecerá o mesmo com você.

Procure entender quais foram as principais dificuldades, onde eles erraram e avalie os prós e contras.

Porém, não deixe de se dar uma chance para buscar a realização de seus sonhos.

Dificuldade em promover o negócio

Outro grande motivo de descrença está em acreditar que esse negócio pode ser desenvolvido apenas nas horas vagas.

Sim, você poderá utilizar suas horas vagas, mas deverá criar mais algumas horas vagas abrindo mão do seu descanso ou tempo com a família.

Ninguém que alcançou o sucesso nesse modelo de negócio o fez trabalhando apenas 1 hora por dia, não no modelo tradicional.

Contudo, essa dificuldade vem diminuindo significativamente quando se inicia o projeto de forma online através das ferramentas do marketing digital.

Nós podemos lhe ajudar caso deseje saber como criar um modelo de trabalho digital.

Escolhas erradas

Muitas pessoas, acreditam na primeira oportunidade que encontram, digo isso por experiência própria.

Mais tarde porém começam a acreditar que fizeram escolhas erradas em relação a empresa ou seu patrocinador.

Abaixo vamos abordar alguns aspectos das duas situações.

1. Empresa

Conheça bem a empresa que você pretende se associar, sempre verifique se ela está cadastrada na ABEVD.

Não cometa os erros de muitas pessoas em se associar em empresas que prometem ganhos fáceis ou não ter produtos ou serviços válidos. Esse é o grande erro, depois fazem críticas infindáveis ao Marketing Multinivel depois que são lesadas por esquemas criminosos.

Hoje tenho uma firme convicção de que empresas que não atuam nos segmentos de cosméticos, saúde e bem-estar, levarão anos para atingir o sucesso.

O Marketing Multinível (MMN) é uma estratégia de vendas e no Brasil, até o momento, o modelo só funciona com produtos de consumo.

É muito importante que exista a recorrência da compra para que os ganhos também se tornem recorrentes.

2. Patrocinador

Outro ponto que poderá atrapalhar o desenvolvimento de seu negócio é a escolha do patrocinador.

Mesmo que muitos líderes afirmem que você é o único responsável por desenvolver seu negócio, um bom patrocinador poderá lhe poupar muito tempo.

Infelizmente muitas pessoas desistem de continuar no negócio por falta de apoio da linha ascendente.

Na maior parte dos casos o patrocinador é tão inexperiente quanto aquele que está patrocinando.

Assim, se não houver uma proximidade muito grande com alguém mais experiente da linha ascendente, a possibilidade de desistência é muito grande.

Críticas de familiares

A função primordial da família é a proteção.

Desde os primórdios da humanidade sempre andamos em grupos com o objetivo de nos fortalecermos contra as ameaças.

Normalmente ao iniciar um novo projeto, qualquer que seja ele, seu maior desejo é compartilhar com seus familiares a sua grande oportunidade.

Mas infelizmente são dos familiares que recebemos as primeiras rejeições ou condenações.

Saiba que não estão agindo assim por maldade, estão tentando apenas lhe proteger de alguma futura frustração ou fracasso.

Por ser um modelo autônomo e empreendedor, sem garantias ou segurança em relação aos ganhos futuros é natural que desconfiem e tenham uma visão protetora.

A melhor forma de se evitar esse conflito inicial é dizer que estará começando devagar.

Esclareça que você está analisando cuidadosamente os prós e contras e que dará os primeiros passos com muita calma e de forma segura.

Os “multichatos”

Você já conheceu pessoas que acabaram de iniciar um projeto em uma empresa de marketing multinível?

É impressionante que a partir daquele momento nada mais faz sentido a não ser desenvolver o negócio e convidar outras pessoas para fazerem o mesmo.

Eles acreditam que essa é a única oportunidade que tarão para transformar sua vida e de sua família.

Fazem uma lista e começam a ligar para todos os seus amigos, mesmo aqueles que não veem há anos, desde a formatura do colegial.

São insistentes e falam o tempo todo sobre o negócio e como ficarão ricos. Eles se tornam os “multichatos”.

Se você vai iniciar um projeto não seja um “multichato”.

As pessoas tem o direito de formarem opiniões diferentes da sua e acreditarem em outras formas de ganhos.

Algumas pessoas chegam ao ponto de ofender seu amigos, quase que chamando-os de burros, por não entrarem na rede deles.

Nunca haja dessa forma, você irá muito mais repelir do que atrair pessoas para o seu negócio.

Eu não sou vendedor

Por fim uma das mais clássicas dificuldades que encontramos nesse negócio, o problema com as vendas.

Muitas pessoas acabam imaginando que o negócio de marketing multinível deve necessariamente se basear na venda de produtos.

Acabam comprando um kit com dezenas de produtos e começam a oferecer para muitos amigos.

Inicialmente esses amigos, para conhecerem o produto ou mesmo como forma de incentivo, acabam comprando alguns itens.

Mas com o passar dos dias as vendas começam a cair e você começa a desanimar.

Não estou me referindo as pessoas que saem para vender todos os dias.

Estou imaginando um pai de família, que tem seu emprego formal e pouca habilidade com vendas.

Em alguns casos os produtos se acumulam em casa e você começa a acreditar que seu capital foi mal investido.

Você sabia que os grandes líderes do marketing multinível não vendem os produtos da empresa?

Sim, na sua grande maioria eles usam os produtos apenas, ou presenteiam os produtos para amigos e parentes.

Claro que a venda ajuda a recuperar o investimento inicial e até mesmo proporcionar um lucro inicial.

Esse lucro irá lhe ajudar nas despesas como pagamentos de eventos e viagens.

Mas entenda que é no seu consumo e de seus familiares que o negócio irá se manter a longo prazo.

Por isso ressaltei que é importante você participar de empresas dos segmentos de cosméticos, saúde e bem-estar.

Ao longo do tempo você não precisará mais vender, apenas consumir e compartilhar os produtos.

Concluindo

Se você ainda não iniciou um negócio em marketing multinível esses são apenas alguns desafios a serem vencidos no modelo tradicional de trabalho.

Caso já esteja no mercado tenho certeza que enfrentou cada um desses problemas.

Muitas pessoas desistiram no meio do caminho, outras superaram e ainda outras estão passando por eles nesse exato momento.

Minha mensagem final é para que você não desanime, existe uma solução para superar cada uma dessas dificuldades.

Através do modelo digital de marketing multinível você poderá aplicar técnicas de prospecção e recrutamento online na internet.

Esse modelo digital acelera seu crescimento, maximiza seu tempo e ainda muitos recursos financeiros na sua jornada pelo marketing multinível.

Gostaria de te ajudar a iniciar ou retomar essa excelente oportunidade de negócio com segurança e tranquilidade.

MANUELDOLIVEIRAFILHO
MANUELDOLIVEIRAFILHO

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